Curiosidades

Tatuagens Podem Causar Câncer?

Veja o que dizem os profissionais da área da saúde que pesquisam se Tatuagens Podem Causar Câncer!

A (ECHA) Agência Européia de Produtos Químicos órgão de controle de produtos químicos depois de testes e estudos realizados concluiu que substâncias encontradas em tintas para tatuagens representam um risco de câncer e que os países-membros terão que votar restrições para 4.000 substâncias químicas atualmente encontradas em uso em tintas de tatuagens.

Por que esse risco está sendo visto e divulgado recém agora?

Os testes e interesses se deram em parte pela alta crescente popularidade que a tatuagem teve nos últimos anos. Na Europa estima-se que 12% das pessoas tem pelo menos uma tatuagem, e esse numero aumenta, 1 em cada 4 se for pessoas entre 18 a 35 anos.

Como as tintas usadas ​​permanecem de forma permanentemente em nossos corpos, existe uma certa vida útil para quaisquer substâncias químicas nocivas que possam ser usadas para ter um efeito.



Há também uma certa preocupação com a falta de supervisão quase que inexistente no setor de tatuagens. As tintas são uma mistura de vários ingredientes, e seus componentes químicos são frequentemente comprados de um fornecedor para serem misturados e vendidos para os distribuidores e depois para os estúdios de tatuagem. Embora os ingredientes devam ser especificados nas embralagens, especialmente se forem perigosos, não há nenhum  requisito padronizado em toda a rede.

Essa falta de regulamentação sobre ingredientes das tintas e a falta de mais pesquisas sobre os efeitos de longo prazo fizeram com que a Agência Européia de Produtos Químicos (ECHA) concluísse em outubro que restrições são necessárias para proteger o público de substâncias químicas usadas para tatuagens e maquiagens definitivas  permanentes.

“As preocupações mais graves são de  alergias causadas pelas substâncias nas tintas e que podem causar câncer , danos no DNA ou efeitos na reprodução”, acrescentou. “Nós não estamos querendo proibir a tatuagem, mas queremos ter a certeza de que quando as pessoas fizerem uma tatuagem, as tintas sejam tão seguras quanto possível.”

Então, qual a probabilidade das tatuagens estarem causando câncer?

Apesar das suas recomendações e exemplos de que produtos  químicos estão sendo utilizados em tintas, o relatório observa que não há atualmente nenhuma evidência direta de que uma tinta de tatuagem cause câncer .

No entanto, Mark Blainey, da ECHA, disse que “isso não significa que  não possa ocorrer “.

As preocupações são os efeitos dos produtos químicos quando injetados na derme – a profunda camada inferior da pele – e o efeito a longo prazo quando os pigmentos se quebram.

Um estudo de 2012 publicado na Scientific Reports encontrou evidências de partículas de pigmento da tinta da tatuagem nos linfonodos dos pacientes, importantes pontos de filtragem ao longo do sistema circulatório para as células do sistema imunológico do corpo.

Mas se isso tem um efeito a longo prazo na saúde sobre o câncer é mais difícil de acompanhar. O autor do estudo, Dr. Hiram Castillo-Michel, disse ao Medscape Medical News: “Eles geralmente não surgem antes de anos ou décadas após a exposição e são, portanto, difíceis de vincular a tatuagens ou a certos ingredientes da tatuagem”.

Uma conclusão e uma revisão deita em 2012 pela revista médica  The Lancet Oncology descobriu que mesmo os cânceres de pele, que aparentemente estariam ligados às tintas de tatuagem, permaneciam raros. Foram encontrados 50 exemplos de câncer de pele em tatuagens após uma extensa pesquisa na literatura médica.

” O número de cânceres de pele que surgem nas tatuagens é aparentemente baixo, e essa associação deve ser considerada como coincidência”.

O que devo fazer se tenho tatuagens ou estou pensando em obter uma?

O conselho da instituição que fez os estudo diz para pessoas que possuem tatuagens para entrar em contato com seu médico se houver quaisquer preocupações.

No entanto, sugere cautela ao considerar removê-las para minimizar o risco de câncer , dizendo: “Você deve levar em conta que a remoção a laser é um procedimento no qual pigmentos e outras substâncias são decompostos em partículas menores – podem incluir substâncias químicas nocivas, então elas ficarão livres para circular pelo seu corpo “.

Se você estiver pensando em  uma nova tatuagem aconselhamos a olhar mais do que apenas a habilidade de seu tatuador e perguntar sobre a procedência de suas tintas. Estúdios de tatuagens confiáveis e respeitados no mundo da tatuagem ​​devem ser capazes de fornecer detalhes do fornecimento das tintas para chegar até um fornecedor confiável, bem como riscos à saúde e conformidade com materiais perigosos.



 

Fonte: https://www.independent.co.uk/news/health/tattoo-cancer-ink-eu-chemicals-carcinogen-ban-skin-europe-brexit-a8483491.html

 

Categorias
Curiosidades

Deixe uma resposta