Curiosidades

Mitos e verdades sobre tatuagem

Veja quais são os mitos e verdades sobre tatuagem mais comuns, e que merecem a sua atenção. Quer fazer uma tatuagem? Saiba tudo sobre isso antes de começar a se tatuar.

A tatuagem  é  uma cultura cada vez mais forte no Brasil. Por isso mesmo surgem diversos estúdios e profissionais todos  os  anos. Mas  existem muitos mitos e verdades sobre tatuagem. Você sabe diferenciá-los?

Fazer uma tatuagem é uma grande decisão, e marcará a sua  pele  para  sempre.  Por  isso é importante que você pesquise  antes,  e  conheça  um  pouco  mais  sobre essa cultura,  sentindo assim mais segurança para fazer.

Quando você conversa sobre esse assunto com qualquer pessoa,   pode   ouvir   alguns   absurdos,   e   fica   difícil diferenciar  os  mitos  e  verdades  sobre  tatuagem que circulam por aí.

Então vamos esclarecer essas questões, e dizer quais são as verdades mais ditas, e também esclarecer sobre alguns mitos que surgem por aí, e que podem te confundir na hora de decidir se tatuar.



Conheça os maiores mitos e verdades sobre tatuagem!

Pronto! Você decidiu de uma vez por todas fazer a sua tão sonhada tatuagem. Mas agora, numa rápida pesquisa, você se deparou com várias informações que nem imaginava a respeito dessa arte.

E aí? Você sabe quais são os mitos e verdades sobre tatuagem? Vamos esclarecer algumas questões, e colocar todos os pingos nos “is”

  • A agulha da tatuagem precisa ser sempre descartada:

Verdade! A agulha utilizada é descartável, e nunca deve ser reutilizada. Por isso mesmo, para a sua segurança, é importante que você perceba se o seu tatuador está tirando a sua agulha de uma embalagem nova e completamente lacrada!

 

  • Gestante não pode fazer tatuagem:

Verdade! Mulheres grávidas não podem fazer tatuagem, e o mesmo vale para mulheres em fase de amamentação. Isso porque podem haver resquícios de tinta na corrente sanguínea, o que prejudica o bebê.

 

  • Comer chocolate e gordura em excesso prejudica a cicatrização:

Verdade! A alimentação é ponto crucial para que a sua tatuagem cicatrize muito bem. Por isso mesmo, quando falamos em mitos e verdades sobre tatuagem é importante destacar que essa orientação é uma realidade, e deve ser levada muito a sério.

 

Conheça agora os principais mitos que são disseminados a respeito da tatuagem

Nessa lista de mitos e verdades sobre tatuagem, começamos listando aquilo que é muito real, e que muitas pessoas desconfiam quando recebem a informação.



Mas agora vamos falar do que é mentira. A tatuagem, em toda a sua história, sempre enfrentou muito preconceito. E justamente por isso, com o decorrer dos anos, surgiram informações mentirosas que tentam, de alguma forma, prejudicar essa arte.

  • Nunca mais vou pode doar sangue depois de tatuado:

Mito! Tanto para doação quanto para a transfusão de sangue, é necessário aguardar o tempo de 1 ano após ter feito a tatuagem, para evitar qualquer tipo de contaminação através do sangue.

 

  • Qualquer tatuagem pode ser removida ou coberta:

Esse é outro mito muito comumente disseminado. É importante saber que nem toda tatuagem pode ser removida e que também nem todas podem ser cobertas. Por isso mesmo é preciso cuidado com o que você escolhe.

Tatuagens muito grandes ou com muita tinta de preenchimento – seja ela colorida ou preta – são muito mais difíceis de serem removidas e cobertas, e em alguns casos isso se torna absolutamente inviável.

  • Não nasce pelo na tatuagem:

Outra coisa que precisamos esclarecer nessa lista de mitos e verdades sobre tatuagem é que os pelos vão crescer, sim, inclusive onde você tem tatuagem.

Geralmente, quem quer deixar a tatuagem mais a mostra costuma depilar a região em que ela está com mais frequência. Para os homens, que possuem mais pelos, isso pode ser um pouco mais trabalhoso – porque pode até encravar pelos e irritar mais. Mas nada que seja um absurdo.

Tinta vermelha causa alergia: verdade ou mito?

Quem vai fazer uma tatuagem pela primeira vez pode ter muitas dúvidas com relação as tais complicações e alergias que podem, sim, surgir durante o processo de cicatrização.

E é muito comum associar o processo alérgico a aplicação de tintas de coloração quente, como a amarela e a vermelha. Mas será que isso é real? Vamos falar sobre mais um dos mitos e verdades sobre tatuagem.

A tatuagem pode causar reação alérgica se a pessoa em questão já tiver uma pré-disposição. Essa alergia é desencadeada não pelo processo de tatuar, mas sim por algum elemento contido na composição da tinta.

As tintas que possuem Ferro, alumínio, manganês e cádmio, por exemplo, são as que mais apresentam ocorrências de processos alérgicos. Hoje em dia existe uma grande fiscalização com relação a isso, e a maioria das tintas utiliza de corantes orgânicos que não causam reações.

Então, é falso dizer que a tinta vermelha causa alergia, mas é certo dizer que essa coloração pode conter elementos que desencadeiam esse quadro.

É importante, antes de fazer uma tatuagem, que você saiba quais são os componentes utilizados. Ligue no estúdio e pergunte a marca da tinta utilizada. Depois disso, faça uma busca a respeito da qualidade da tinta.

Posso pegar doenças ao fazer tatuagem?

Outra questão muito comum diz respeito a saúde de quem se tatua. Um dos motivos pelos quais as pessoas tatuadas ainda enfrentam preconceito está justamente relacionado a saúde.

Por muito tempo, a tatuagem esteve diretamente ligada a questões como hepatite e HIV. Hoje, no entanto, isso já não é mais um problema. Tudo está ligado a questão higiênica e a responsabilidade do estúdio.

Lembra que dissemos que a agulha deve ser sempre descartada, e que você deve ver tanto o descarte de sua agulha ao final, quando a abertura da embalagem no começo da tatuagem?

É justamente para garantir não apenas a sua saúde, mas a das outras pessoas. Quando você se assegura que a sua agulha foi descartada, tem certeza de que ela não será usada mais.

Existem muitos mitos e verdades sobre tatuagem. Se atentar a cada um deles é fundamental para que você tenha mais segurança na hora de fazer o processo.

Agora que você já conhece alguns mitos e verdades sobre tatuagem, é hora de se preparar, escolher o seu desenho, e se tatuar com toda a segurança.



Fontes:

Categorias
Curiosidades

Deixe uma resposta