Curiosidades

Mão de Hamsá: o que significa essa tatuagem que muitos andam fazendo?

Descubra mais sobre a Mão de Hamsá, o que significa essa tatuagem que muitas pessoas fazem, e porque ela é tão querida entre as pessoas de diferentes estilos.

De tempos em tempos, surgem diferentes tatuagens que acabam caindo no gosto do povo, e se tornam um verdadeiro sucesso. É o caso da Mão de Hamsá, que vamos explicar o que significa, e porque as pessoas gostam tanto.

Pode até ser que você não tenha familiaridade com o nome, mas com certeza já viu por aí esse símbolo. Ele é representado por uma mão adornada com alguns enfeites e um olho bem no meio.

Mas por que será que a Mão de Hamsá se tornou tão famosa entre as pessoas que gostam de tatuagem? Qual é o verdadeiro significado por trás desse belíssimo símbolo, e a qual segmento espiritual ele está diretamente relacionado?



Vamos responder a essas e outras perguntas, e ajudaremos você a entender melhor qual é o grande sentido por trás dessa tatuagem que se tornou tão famosa, e que tem sido feita por tantas pessoas.

Entenda o que significa a Mão de Hamsá, e compreenda qual é o seu significado!

A Mão de Hamsá é um símbolo lindo, e que recebe diferentes nomenclaturas, dependendo da cultura em que está inserido. Em Hebraico, por exemplo, ela é conhecida como Hamesh.

Já no Islã ela é conhecida como Mão de Fátima, e é uma referência direta a uma das filhas do profeta Maomé, a figura mais emblemática e importante dessa região. Ainda outras culturas, como a egípcia e a judaica, reconhecem esse símbolo com grande importância.

  • Significado:

Quando o assunto é o significado da Mão de Hamsá, também existe uma variação de uma cultura para a outra. Mas de modo geral, esse símbolo está sempre associado a proteção e benção, que são representadas pelos cuidados da mão.

Também é um símbolo que afasta maus agouros e mau olhado, e por isso é comum encontrar chaveiros e colares que contenham a Mão de Hamsá, garantindo uma proteção em tempo integral.

Por fim, algumas culturas associam esse símbolo a feminilidade, e acredita-se que a Mão de Hamsá pode aumentar a fertilidade de mulheres. Por isso ela é adotada em noites de núpcias, garantindo assim o sucesso da gestação.



Detalhes e variações: o que significam os símbolos dentro da mão?

Você vai perceber que essa tatuagem possui algumas variações. Os símbolos que vêm dentro da Mão de Hamsá, e até mesmo a posição dos dedos pode variar.

  • Dedos afastados: os dedos afastados fazem menção a barrar coisas ruins, evitando o mau agouro;
  • Dedos juntos: os dedos juntos fazem menção a boa sorte, garantindo mais plenitude para a pessoa que o carrega;
  • Dedos para cima: dedos apontados para cima estão relacionados ao homem e à força masculina;
  • Dedos para baixo: dedos para baixo se relacionam com a “força da terra e do criado”, fazendo uma alusão a Deus.

Além de todos esses detalhes, ainda podemos destacar que a Mão de Hamsá pode variar muito em seu interior. Geralmente, ela é preenchida com arabescos, mas pode trazer alguns outros detalhes, tais como:

  • Estrela de Davi: usado pelos seguidores do judaísmo;
  • Olho: que simboliza proteção e observação;

Outra cultura que também aderiu ao símbolo é o budismo, onde a Mão de Hamsá é conhecida como Abhaya Mundra, e cujo significado mais importante, nesse contexto, é afastar a sensação e medo, garantindo coragem e valentia a quem a usa.

Não sou de nenhuma dessas religiões – por que fazer uma tatuagem da Mão de Hamsá?

Apesar de não ter quase nenhuma ligação com o mundo ocidental, a Mão de Hamsá se tornou muito popular entre as pessoas, e acabou se transformando em uma das tatuagens mais tradicionais.

O mais curioso é que isso aconteceu sem ter um verdadeiro apelo religioso, ou seja, mesmo pessoas que não possuem qualquer relação com essas linhas espirituais se interessam pelo símbolo.

Muito disso está diretamente relacionada a questão estética, é claro, uma vez que a Mão de Hamsá é um símbolo muito bonito, e que combina muito com a cultura da tatuagem, evocando uma coisa étnica.

Mas além disso, muitas pessoas enxergam nesse símbolo o seu significado mais profundo, que é o de proteção, e adotam a tatuagem da Mão de Hamsá como uma espécie de amuleto inseparável.

Uma vez tatuada, a mão estará sempre ali para lhe garantir proteção – seja ela do judaísmo, budismo, islã, etc. E no fim das contas, ela foi muito bem aceita na cultura ocidental, e conseguiu atrair a atenção de muitas pessoas.



Pesquise sobre o símbolo antes de fazer a tatuagem!

Se você tem interesse em fazer uma tatuagem da Mão de Hamsá, e por isso chegou a esse conteúdo, você começou pelo ponto certo: a pesquisa!

Para muitas pessoas, a tatuagem pode ser apenas um desenho na pele, mas a maioria esmagadora gosta de atribuir algum significado a essa arte. E nesse sentido, conhecer a história, referência e associações religiosas daquilo que você está tatuando é essencial.

Por isso mesmo, para não ter uma surpresa desagradável, descobrindo depois que a sua tatuagem significa algo que não lhe agrada, a pesquisa se faz essencial na escolha de qualquer símbolo.

E quando ele já vem carregado de significado espiritual e religioso, isso é ainda mais importante, pois como dizem por aí: com religião não se brinca.

Escolhendo o seu tatuador para fazer o desenho

Depois de descobrir os muitos significados da Mão de Hamsá, é hora de ver quais são as nossas indicações na hora de escolher o seu tatuador.

Felizmente, esse é um desenho muito conhecido e cultuado no mundo da tatuagem, o que facilita para que você encontre um tatuador que saiba fazê-lo. No entanto, não podemos ignorar o fato de que é um desenho cheio de detalhes.

Por isso, pesquise bastante, e escolha um profissional que tenha um bom traço, e seja capaz de transpor em sua tatuagem toda a beleza e delicadeza que a Mão de Hamsá precisa ter, além da sua pitada de força.

No mais, a sua Mão de Hamsá poderá render uma bela tatuagem, e lhe garantir uma sensação de proteção e coragem que somente os símbolos mais potentes da humanidade carregam consigo.

Veja  Mais Alguns Modelos:

Se quiser ver mais modelos para tatuagem de Hamsá? É só clicar AQUI

Fontes:

 

Categorias
Curiosidades

Deixe uma resposta