Curiosidades

Dieta pouco gordurosa ajuda na cicatrização de piercing e tatuagens

Descubra se é verdade que uma dieta pouco gordurosa ajuda na cicatrização de piercing e tatuagens, e entenda melhor qual é a relação de sua alimentação com isso.

Se você quer mudar o visual existem muitas formas de fazer isso. E as modificações corporais são uma delas, mas é importante saber que o processo de cicatrização de piercing e tatuagens exige certos cuidados.

Uma cicatrização ruim pode não somente comprometer a estética, e te trazer uma profunda frustração, como também lhe trazer problemas com relação a própria saúde.

E pensando nisso, vamos abordar um tema muito falado quando o assunto é cicatrização de piercing e tatuagens: a sua alimentação. Será que comidas mais gordurosas comprometem esse processo de recuperação da pele?



Descubra se uma dieta menos gordurosa pode ajudar na cicatrização de piercing e tatuagens

A alimentação é fundamental para a saúde do ser humano. Manter bons hábitos alimentares é uma das indicações mais comuns dentro dos consultórios médicos e academias.

E dentro dos estúdios de tatuagem isso não é diferente. A indicação dos profissionais que fazem esses trabalhos é sempre o mesmo: a alimentação pode comprometer ou facilitar a cicatrização de piercing e tatuagens.

Isso porque alguns alimentos são carregados de gordura, e acabam prejudicando a recuperação do tecido da pele, o que pode levar a um processo inflamatório ou até mesmo ao desenvolvimento de queloides – que são cicatrizes que ficam acima da pele.

  • Quais alimentos eu devo evitar?

Geralmente os estúdios de tatuagem presenteiam os seus clientes com uma pequena lista de coisas que devem ser evitadas nos primeiros dias logo após o procedimento que foi realizado.

Mas se você tem dúvidas, ou quer saber quais são os alimentos que podem prejudicar a cicatrização de piercing e tatuagens, veja a lista com alguns deles:

  • Fast-food;
  • Enlatados;
  • Pimenta;
  • Catchup;
  • Maionese;
  • Canela;
  • Salgadinhos;
  • Chocolate;
  • Carne de porco;
  • Frutos do mar
  • Amendoins;
  • Frituras de modo geral;
  • Bebidas alcoólicas.

Essas são algumas das coisas que podem comprometer a cicatrização de piercing e tatuagens, e que deve ser evitada para que você tenha um processo mais calmo e eficiente de cicatrização.



 

É terminantemente proibido consumir qualquer uma dessas coisas?

Talvez você tenha percebido que esses alimentos são todos gordurosos, e por isso mesmo é que precisam ser evitados. No entanto, isso não significa que você não deve comer nem um pouco.

A orientação é sempre para que se evite os excessos, a menos, é claro, que você tenha alergia a qualquer um deles – e nesse caso é importante cortar completamente o consumo, ao menos durante a cicatrização de piercing e tatuagens.

Esse é justamente o caso dos frutos do mar. Os frutos do mar costumam causar reações alérgicas em muitas pessoas. Mesmo que nunca teve um problema de alergia, precisa considerar que depois de fazer uma tatuagem ou um piercing, o seu sistema imunológico está sensibilizado.

Por isso mesmo são maiores as chances de apresentar intolerância a diferentes ingredientes – mesmo aqueles que lhe são, normalmente, inofensivos.

O mesmo acontece com o caso das bebidas alcoólicas. Quando você está alcoolizado, muitas das funções de seu corpo são comprometidas, entre elas o processo de cicatrização da pele.

O álcool também provoca um afinamento no sangue, que pode resultar em um sangramento excessivo na tatuagem, o que vai causar a criação precoce de cascas, comprometendo a qualidade do desenho.

Isso não quer dizer que você não deve tomar um copo de cerveja com os amigos, mas sim que não deve abusar, e deve evitar bebidas muito fortes como tequila e vodca.

Por quanto tempo devo seguir uma dieta mais amena?

Agora que você já sabe que a cicatrização de piercing e tatuagens pode sim ser comprometida pela sua alimentação, deve estar se perguntando sobre por quanto tempo você precisa manter uma alimentação equilibrada.

O ideal é que você adote bons hábitos para o resto de sua vida, não apenas para a sua tatuagem, mas pelo bem de sua saúde. Mas falando especificamente da cicatrização, ela deve durar alguns meses.

No entanto, a alimentação deve ser mais regrada pelo menos nas duas primeiras semanas, que será o suficiente para a sua pele se regenerar. Então, contabilize uns 15 dias para manter uma vida mais saudável.

  • Outros cuidados importantes que você deve adotar:

Mas não para por aí! Além de se preocupar com o que você come, a cicatrização de piercing e tatuagens exige outros cuidados. Os principais deles são:

  • Utilize a pomada indicada pelo seu tatuador;
  • Evite a exposição ao sol por pelo menos 30 dias;
  • Não tome banho de mar ou de piscina;
  • Não remova as casquinhas que se criam durante a cicatrização;
  • Higienize sempre a mão antes de mexer;
  • Utilize antisséptico ou soro fisiológico para manter a região semprelimpa.

Seguindo essas dicas você com certeza não terá problemas em sua cicatrização, e terá um belo resultado com sua tatuagem ou seu piercing.

 

Clique Aqui e veja um Guia Passo-a-Passo para os Cuidados com Sua Tatuagem



 

Todo mundo cicatriza igual?

Depois de fazer uma tatuagem, é normal que você comece a comparar o seu processo de cicatrização com o de outras pessoas. Mas não se preocupe, pois, cada corpo tem um ritmo diferente para cicatrizar.

O mais importante é ficar sempre atento a qualquer anomalia. Vermelhidão e inchaço, por exemplo, pode ocorrer nos 4 primeiros dias. Também é normal uma sensação de quentura na região que foi lesada.

Mas se isso perdurar, deve-se buscar ajuda médica. Qualquer cheiro diferente, ou irritação excessiva também devem ser notados com mais atenção. Lembramos, no entanto, que a tatuagem costuma coçar durante a cicatrização.

Você poderá sentir uma diferença de cicatrização de piercing e tatuagens mesmo em seu próprio corpo. Locais mucosos, como língua ou a região íntima, podem apresentar um processo de recuperação diferente dos demais.

Qualquer dúvida ou qualquer problema deve ser consultado com o seu tatuador ou, se necessário, com um médico. A ocorrência de alergias e inflamações podem ser tratadas com facilidade, de modo geral.

Mas quanto mais rapidamente você perceber qualquer problema em sua cicatrização de piercing e tatuagens, mais rapidamente poderá resolver isso, garantindo assim a sua saúde e a beleza da arte em seu corpo.

Fontes:

Categorias
Curiosidades

Deixe uma resposta