Como Cuidar de sua Tatuagem

Como Cuidar de sua Tatuagem image 0

As fases da cicatrização de uma tatuagem

Um guia passo a passo de como cuidar de sua nova tatuagem no dia a dia.

Existem vários estágios no processo de cicatrização de uma tatuagem, vamos falar sobre como cada um deles funciona e o que fazer em cada uma dessas fases.

Como qualquer tipo de ferimento ao corpo ou a pele, a tatuagem deverá ser cuidadosamente protegida contra bactérias durante sua fase de cicatrização até a sua cura total.

Isso porque enquanto ela não cicatrizar, o local tatuado será uma ferida aberta, e pode servir como porta de entrada para bactérias, o que pode resultar em contaminações e infecções.

Após a sua total cicatrização, a pele voltará a ser exatamente como era antes da tatuagem, a única diferença é que agora ela está preenchida com milhares de minúsculas partículas de tinta.

Fases da cicatrização de uma tatuagem:

1 – Do primeiro até o sexto dia: Sua tatuagem ainda pode estar com a pele inchada e avermelhada em torno da tatuagem, e  as crostas de casquinhas ainda estão começando a se formar.

2 – Na segunda semana: Dá-se início a coceira e as casquinhas começarão a se soltar.

3 – Terceira e quarta semana: A sua tatuagem vai parecer totalmente cicatrizada, mas poderá parecer opaca ou com a coloração fosca por mais alguns dias, continue cuidando de sua tatuagem, pois as camadas mais profundas da pele ainda estarão se recuperando.

Estágio 1 : Dor e sangramento

Essa fase começa ainda com você no estúdio de tatuagem, a área onde foi feita a tatuagem agora é uma grande ferida aberta, e seu corpo começará a expelir sangue e fluidos para limpar o ferimento e começar o processo de coagulação e cicatrização e consequentemente a formação das crostas de cascas sobre a tatuagem.

See also  Mitos e verdades sobre tatuagem

Mas não se preocupe, com certeza seu artista limpará bem a tatuagem com sabonete neutro ou antibacteriano, e envolverá a tatuagem usando um filme pvc ou algum outro tipo de bandagem para proteger sua pele até você chegar em sua casa.

Como Cuidar de sua Tatuagem image 1

Removendo a bandagem: Primeiros cuidados

Quando você for retirar a bandagem é provável que a sua pele esteja coberta por sangue ou fluidos corporais, mas não se assuste, isso é completamente normal, é dessa forma que seu corpo tenta se regenerar.

Nessa parte que será provavelmnte no final do dia ou até mesmo no dia seguinte (vai depender de qual abordagem seu tatuador lhe passou), você vai ter que lavar suavemente o local tatuado,  eliminando o máximo de fluido e sangue que conseguir. O melhor jeito é com água morna e sabonte antibacteriano neutro.

Primeiro lave bem as mãos com o próprio sabonete antibacteriano, em seguida faça bastante espuma e lave sua tatuagem com movimentos leves e circulares, eliminando toda a secreção que estiver cobrindo sua tattoo, em seguida seque sua pele com um papel toalha.

Após a pele estar limpa e seca, é necessário aplicar uma camada super fina de pomada ou loção hidratante recomendada pelo seu tatuador, isso deixará sua pele hidratada e nutrida e ajudará a acelerar o processo de cicatrização.

Alguns artistas recomendam continuar mantendo a tatuagem fechada com o filme nos primeiros
dias, enquanto outros não, depende de cada trabalho e das recomendações de cada um.

É muito importante sempre ao lavar, remover o máximo possível de fluido, sangue ou tinta que estiver sobre a pele tatuada, isso ajudará a diminuir a quantidade de crosta ou casquinhas que se formará sobre a sua tatuagem.

See also  Tatuagem na gravidez: pode ou não pode fazer?

Porém nesse ponto será algo difícil de fazer, pois a pele estará bem sensível e dolorida o que dificultará, mas é algo extremamente necessário a ser feito.

A região tatuada também poderá ficar extremamente quente por alguns dias, mas se persistir até próximo de uma semana ou mais, você deverá consultar um médico para garantir não estar com nenhuma infecção.

Você terá que fazer o processo de limpeza e hidratação de sua tatuagem 2 a 3 vezes ao dia
por no mínimo 15 dias, dependendo do caso as vezes poderá demorar ainda mais do que isso,
continue mantendo a pele hidratada.

Como Cuidar de sua Tatuagem image 2

Se você observar vermelhidão ou feridas em volta da sua tatuagem que pioram em vez de melhorar, você deverá consultar um médico.

Estágio 2: Casquinhas

Passado uma semana, começará a fase dois da cicatrização, crostas de cascas começarão a se formar e soltar conforme você for passando a pomada (não se preocupe, sua tatuagem não está saindo),  mas é importante não forçar a retirada das casquinhas ainda presas, não as remova, deixe-as se soltarem sozinhas por completo.

Não se precocupe se você não ver o processo de casquinhas da sua tatuagem, em alguns casos a lesão é tão mínima que você nem notará a troca de pele,  mas continue hidratando-a mesmo assim,  pois o processo de cura ainda está ocorrendo.

Após essa fase a tatuagem ficará com aspecto de coloração fraca, opaca e sem brilho, mas fique tranquilo tudo voltará ao normal após todo o processo de cura interna de sua pele.

Provavelmente você sentirá muita coceira na região tatuada nessa fase que as casquinhas começarão a se soltar, mas uma dica para diminuir, é deixar a pele sempre úmida e hidratada com a pomada, não deixe-a seca pois será muito pior, e também você deverá evitar de coçar, pois você poderá arranhar ou lesionar uma pele que está sensível devido a sua recente regeneração, o que poderá resultar em uma nova fase de cicatrização, novas cascas.

See also  Fotos de Tatuagens no Quadril

Se você aplicar muita pomada ou hidratante, limpe o excesso com um papel toalha, deixe apenas um leve brilho úmido sobre a tatuagem, pois sua pele precisa respirar durante o processo de cicatrização.

Após a fase onde as cascas todas se soltam, normalmente ainda fica uma fina camada de pele morta e esbranquiçada ao redor dos traços de sua tatuagem, isso sumirá nos próximos dias, continue mantendo-a hidratada por mais alguns dias.

 

Quando a tatuagem estará completamente cicatrizada?

Embora ao nosso olhar, a pele pareça estar completamente normal, e você não sentirá absolutamente mais nada entre duas ou três semanas, as camadas mais profundas de sua pele ainda estarão se recuperando.

A camada externa da pele sempre se fechará e cicatrizará primeiro, ela se lacra para evitar e impedir que bactérias ou infecções entrem na ferida. As camadas internas mais profundas demoram bem mais, algo entre 2 a 3 meses para se curar completamente, mas sua tatuagem ficará nítida e perfeita bem antes disso.

A conclusão, é que fica difícil dizer ao certo quanto tempo uma tatuagem demora para cicatrizar por completo,  pois cada pessoa tem um tempo de cura diferente da outra, e depende também de muitos fatores, como tamanho da tatuagem, local do corpo, o quanto o seu tatuador é profissional ou não,  se ele agrediu muito a pele além do necessário, a tatuagem levará bem mais tempo que o normal para cicatrizar.

Rating
( No ratings yet )